Sobre nós
A Instituição Beneficente Doce Lar é uma organização não governamental, de natureza filantrópica, existente desde 12.07.2007, que tem como objetivo principal oferecer assistência às crianças carentes, com idade entre 2 a 6 anos, da comunidade do bairro de Artur Alvim, zona leste da cidade de São Paulo.
São crianças de pais que trabalham em locais distantes de sua residência e que não têm com quem deixar seus filhos. Normalmente saem cedo e só retornam no final do dia para suas residências. Neste período de ausência dos pais, a Doce Lar assumi a responsabilidade de cuidar das crianças.
Na Doce Lar as crianças recebem alimentação balanceada, são avaliadas por profissionais de saúde, realizam exercícios físicos e, principalmente, são estimuladas através de atividades lúdicas e jogos, a exercitar suas capacidades motoras e cognitivas, a fazer descobertas e a iniciar o processo de alfabetização. Desta forma, a criança que permanece na Doce Lar tem a oportunidade de aprender, iniciar um processo de inclusão social e acessar novas tecnologias, dentre outros fatores importantes para o seu desenvolvimento.
De acordo com as necessidades e possibilidades, a Doce Lar proporciona assistência às famílias das crianças, com ajuda de cestas básicas, roupas, remédios, leite e etc.
Por ser uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, sobrevive somente com doações de amigos, parceiros e pessoas que se identificam com os propósitos da Doce Lar.
A Doce Lar conta com a ajuda voluntária de profissionais como Pedagogos, Psicólogos e outros que, com sua formação e experiência contribuem para que as crianças tenham uma formação digna e de esperança de dias melhores.
Hoje a Doce Lar conta com o “Centro de Integração Comunitária”, casa alugada, que atende 40 crianças e poderia atender muito mais, se tivesse condições financeiras melhores.
Apesar de a Doce Lar orgulhar-se da sua atuação, a despeito de todas as dificuldades, ela tem muitos desafios a serem superados. O interesse e desempenho das crianças são notáveis, a evasão escolar é quase nula, e, a lista de espera para o início de novas turmas é muito grande.
São estes desafios e rostinhos de nossos anjinhos que nos estimulam a continuar nosso destino.